sábado, 2 de outubro de 2010

Sem novidade no “front”

Lula, o messias vitorioso numa sociedade alienada
O povo ainda continua preso à idéia de que
o pouco com Deus é muito
 
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Rui Barbosa (1849-1923)
 

Ao nascer deste 3 de outubro, milhões de brasileiros se apinharão em antigas salas de aula para o exercício sumário de um avacalhado direito, pedra fundamental das repúblicas democráticas: darão seus votos àqueles que os seduziram no afã de assumirem os cargos de mando privativos das urnas.
Seria um momento de gala de uma sociedade livre e plural se todo o processo que precedeu o dia decisivo não tivesse sido conspurcado pelas práticas deletérias que transformam as campanhas eleitorais em deprimentes jogos de cartas marcadas, numa guerra suja onde o vale tudo não conhece contornos.
Seria um prazeroso enlevo, um momento de êxtase transcendental, uma afirmação pétrea da vontade das maiorias, se não fosse pela inescrupulosa inversão de papéis: não escolheremos dedicados servidores da Pátria, mas ambiciosos mandatários que só pretendem da Pátria se servirem.
A grosso modo, não há o que escolher, especialmente quanto ao mais alto cargo  dessa república que já nasceu gangrenada, filha de um golpe militar conservador impulsionado pela vaidade de um enfermo, o marechal Deodoro, que só fez a proclamação porque o  Visconde de Ouro Preto não se levantou quando ele e os militares positivistas que o acompanhavam invadiram a reunião ministerial no antigo Ministério da Guerra, a dois passos da casa do marechal, para pedir maior consideração  aos veteranos da guerra do Paraguai.  
Diferenças cosmésticas
São tênues, cosméticas e superficiais as diferenças entre os três candidatos da reta final. Dilma saiu do cérebro astucioso de Lula, que manteve os fundamentos da política econômica globalizada de FHC, o inspirador de José Serra. Não é uma petista na acepção da palavra, nem estivera envolvida antes em qualquer pugna eletiva.
Já Marina é o contra-peso que a astúcia palaciana engendrou para garantir a supremacia do continuísmo. Afinal, ela fez sua escola no PT, por quem foi apaixonada  desde que se entende por gente, e participou de corpo e alma dos dois governos de Lula. Pulou fora apenas por conflitos de poder e trocou de partido sem que sua antiga legenda tenha esboçado qualquer objeção com base na jurisprudência da fidelidade partidária.
Quem viu o último debate da Globo reconhecerá que não estou exagerando. Aliás, em todos os supostos confrontos televisivos não houve debate. Quem disser que formou sua opinião a partir dessas exibições mornas e retrancadas estará passando atestado de idiota. Ou tendo-nos como tal.
Se alguém imaginar um acordo prévio entre os candidatos não estará fantasiando. Foi como se tivesse prevalecido, por analogia, a máxima de Tancredo Neves, para quem só se devia fazer reunião depois de tudo decidido.
Quando a alienação fala mais alto
Os resultados dos pleitos majoritários são previsíveis por conta da pandemia de alienação ampla, geral e irrestrita que campeia, lépida e fagueira. À meia noite, a sorte estará definida e apenas em alguns lugares haverá segundo turno. Apesar das novidades recentes, ainda acho que dona Dilma vencerá de primeira.  Ela havia acumulado tanta gordura que a queima de alguma não será suficiente para outra rodada.
São resultados construídos ao longo de décadas de manipulação cultivada, em função da qual o povo é aprisionado pela inércia e tende a ser conservador e governista. Alternância há quando os governos perdem o controle da situação e se tornam demasiados anti-povistas. Se o mínimo fazem, continuam por cima da carne seca, eis que tendem a ter a aprovação de uma maioria para lá de “marrakech”.
Diz-se nos lares famélicos que o pouco com Deus é muito. E assim acertam na mosca os que percebem a qualidade e a dosagem precisas das migalhas a serem distribuídas para um povaréu inseguro, manipulável, sem confiança em suas pernas e vulnerável ao messianismo bem lapidado.  
O que virá agora só Deus sabe
Resta saber agora o que virá a seguir.  Sob o mundo fantasioso que aplaca, conforma e ludibria há um subterrâneo apodrecido que pode minar o trono. Basta que as vozes da lucidez alcancem os ouvidos moucos e o retrato sem retoque de uma realidade torpe se anteponha às miragens que a maquinação eletrônica industrializa.
Um país que destina 35% de todo o seu produto interno bruto ao pagamento de juros de uma dívida forjada, que está literalmente subjugado pela especulação financeira – um país assim é por si um vulcão apenas adormecido.
Um país governado por canalhas em todos os poderes e em todos os entes não vai tão longe como eles esperam. É verdade que não teremos novidades no front de uma guerra amortecida pelos truques da conveniência enganosa.  
Por isso, é igualmente aconselhável que os pruridos da arrogância sejam minimizados. Assim como teremos a vitória de superfície num embate de fancaria, em que tudo se reduzirá a disputas ostensivamente pessoais, assim também não fruiremos da renovação do ambiente, indicada nos processos de desenvolvimento inteligente das sociedades humanas.
A corrida às urnas não terá maiores significados e ainda poderá acarretar grandes decepções, principalmente na composição de um Congresso entre o folclórico e o lombrosiano.  A patrociná-la, antecipou-se o Poder Judiciário, cuja atuação incompetente e inacreditável ofereceu a este pleito as tintas e as notas de um verdadeiro samba do crioulo doido.

Pesquisa do Blog dá vitória a Serra
Às 16 horas e 30 minutos da tarde de sábado, a enquete do blog PORFÍRIO LIVRE, realizada nos últimos 4 dias, apresentou uma surpreendente vitória do José Serra, que obteve 225 (57%) das 391 indicações, seguido por Marina Silv, com 74 votos (19%), Dilma Rousseff, com 50 (12%) e  Plínio de Arruda Sampaio, com 28 (7%).  Nove leitores (2%) votarão em outros, enquanto 5 pessoas (1%) não votarão em ninguém. 
Este é apenas um espelho dos leitores do blog de Pedro Porfírio. Não reflete a realidade.  Sobre o resultado, cabe o comentário do engenheiro Mário Artur Costa e Silva, de São Paulo:
"Se a maioria dos seus leitores estiverem votando no Serra, depois na Marina e na Dilma, concluo que, pelo lado positivo, eles leem seus artigos, mas pelo lado negativo, eles ainda são parcialmente ignorantes-políticos, por não perceberem como funciona o "poder". 
Tanto o Serra, como a Marina e a Dilma, ignoram em suas falas, a dependência do Brasil à Ditadura Mídia-Financeira do G8, com comando anglo-americano e sede em Londres. Isto é, são entreguistas. Destes três, acho que a Dilma seria a menos entreguista, isto é, entrega mais lentamente.
O único que fala dos roubos de primeira grandeza é o Plínio, a saber:
- Dívida externa, que virou interna com juros maiores;
- Privatizações piratas;
- Contrabando de minérios, madeiras e plantas medicinais;
- Leilões da Petrobrás;
- Compra de terras e usinas de álcool e de biomassas por estrangeiros;
- Crimes de lesa-Pátria;
- Os "gringos" já possuem 70% do PIB do Brasil.
Espero que, com o tempo, com a leitura dos seus artigos e com estudos complementares, admitindo a evolução da espécie, a ignorância política deste pessoal diminua. Talvez em 4010".....

9 comentários:

Unknown disse...

Até aqui nos ajudou o Senhor!- escalrecendo - Senhor LULA.Esse deveria ser a cantilena dos petistas,uma vez que a Dilma não é Lula e nem representa uma ideologia, mas sim a ludibriação. Fez diversas declarações falsas, mentiu e iludiu o povo (veja os casos passados em que poderia intervir e tentar solucionar quando Ministra: venda da Varig, apagão, mensalão, entre outros)Agora teremos que engoli-la por incauta maioria? Sempre me solidarizei com seu passado, mas não é isso que deveria pesar para elevá-la ao topo do Poder. Acredito que democracia não é isso que o PT quer fazer: calar a imprensa, achatar a classe média e ajudar, incondicionalmente, somente aqueles que proprocionam crédito, quando quem produz é acharcado com imensa carga tributária. Pena PT, pena mesmo!

Pedro Porfírio disse...

José Augusto.
Você tem toda razão. Estamos diante de uma farsa. Cujo final ninguém escfeveu ainda.
abraços
Pedro Porfírio

Anônimo disse...

Eu também acho que todos os candidatos são muito parecidos

Salvador de Farias disse...

Fico feliz em ver uma condenação ao pior dos golpes que já sofreu o nosso querido Brasil: a deposição do magnânimo Dom Pedro II.
Foi aí que começaram os grandes infortúnios do nosso povo, culminando com a ascensão de Lula, o "Mé & Cias".

Jorge Curvello disse...

Perfeito tudo que li, concordo plenamente que vivemos tempos difíceis onde somos até empurrados a acreditar na besta, o lendário ¨666 que jamais pertenceu a um só emissário de satanas, mas existe escondido na mente e mãos dos homens, e quem são eles somente vendo tais resultados ocorrendo em todo o mundo podemos suspeitar.
Desde menino nunca acreditei que um homem de carne e osso pudesse nos guiar ao paraiso, mas sim ao inferno certamente e isso, desde Moisés que sei quem foi, mas não conheci para saber na íntegra de sua honestidade duvido.
Tiro meu chapéu para você, Porfírio.

Anônimo disse...

Então porque não se faz uma campanha para que todos ANULEM seus votos??????? Isso sim seria uma demonstração de insatisfação política.

Anônimo disse...

I’ve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

Unknown disse...

شركة عزل اسطح بالطائف
شركة تنظيف قصور بالطائف
شركة تنظيف خزانات بالطائف
شركة مكافحة النمل الابيض بالطائف
شركة رش مبيدات بالطائف
شركة مكافحة حشرات بالطائف
شركة مكافحة حشرات بجدة
شركة رش مبيدات بجدة
شركة مكافحة الفئران بجدة
شركة كشف تسربات المياه بجدة
شركة مكافحة النمل الابيض بجدة
شركة تنظيف فلل بجدة

Unknown disse...

شركة تنظيف منازل بجدة
شركة تنظيف مجالس بجدة
شركة مكافحة البق بجدة
شركة نقل عفش بجدة
شركة نقل عفش بمكة
شركة كشف تسربات المياه بالدمام
شركة تخزين عفش بالدمام
شركة تنظيف مدارس بالدمام
شركة تنظيف فلل بالدمام
شركة مكافحة الصراصير بالدمام
شركة مكافحة الفئران بالدمام
شركة مكافحة بق الفراش بالدمام